sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Caminhada 5 dias Vale do Capão - Paty - Andaraí - BA_2008

- CAMINHANDO NA CHAPADA -

olha o visual da chapada... que lugar eih!!

... Chapada Diamantina sempre perene no horizonte daqui da região... embora fique no meio do sertão parece um milagre mesmo, aqui existe muitos rios e cachoeiras as vezes é água demais viu...mas para começar nossa caminhada temos que chegar em Bombas, uma pequena vila e basicamente onde a toyota chega... afunilou a trilha agora só apé... aqui realmente começa nossa jornada de 5 dias pela chapada... seguimos pela trilha... mais a frente, estamos no sopé da serra podemos ver o morro Branco do Capão com seus 1.545 metros de altitude... aqui marca o fim do Vale do Capão e o ínicio dos Gerais do Vieira...

O visual enche o horizonte é impressionante, muitas formas esculpidas na paisagem... e pensar que foi apenas a água e o vento trabalhando em juntos durante mais de 1 bilhão de anos...tenho que me acostumar pois a chapada é sempre assim... absurdamente maravilhosa... logo adiante ganhamos altura pelos Gerais e um tempo depois margiando um cânion avistamos nosso acampamento ló em baixo no pequeno vale... estava Ruinha nosso primeiro pernoite... temos que descer ... da pra ver também um pequeno cemitério mais acima numa pequena colina....

Avistamos o morro Branco do Paty com seus 1.580 metros... no segundo dia exploramos o Cachoeirão não muito longe da Ruinha, o dia todo choveu mas pelo menos nada de mais ... uma vez molhado... estamos no meio do Vale do Paty e as nuvens estacionam aqui no cânion para falar a verdade pegamos as trilhas mais altas desde Bombas até aqui na Ruinha e para ver o Cachoeirão temos que subir de novo... todo vale dominado pelas trilhas que são bem marcadas, mas é bom nunca facilitar... nosso sobe e desce por cânion e morros variando as vezes mais de 1000 metros em relação ao mar.

Chegando no Cachoeirão podemos avistar a Ladeira do Império praticamente a 1 dia e meio de caminhada em nosso rotéiro, visão maravilhosa daqui de cima eihn.. praticamente o Cachoeirão é igualzinho ao morro da Fumaça no Capão... apenas um pouco mais baixo... mas para ver o fundo do cânion é preciso deitar no chão também aqui... Mais além voltamos em direção a ruinha entao pegamos uma bifurcação pera chegar ao vale dando a volta... algum tempo depois chegamos a conhecida Prefeitura a apartir dali temos que atravessar o rio Paty mas pelo menos a chuva parou... em geral estamos cercados por cânions e estamos no fundo de um vale é lindo ver esses paredões ... lindas formações... e muitas vias também para o pessoal aproveitar as generosidades geológicas da região... muitos escaladores percorem a região em alguns lugares eles tem suas furadeira e metralham a rocha com seus grampos amplificamdo as vias na rocha... muitos gringos vem brincar de lagarto na rocha aqui na chapada igual ao muitos vistos calangos da região... brincadeira... mas tive que ralar meu inglês aqui na chapada...

Visitamos muito lugares, funís, confluências do rio Paty com o rio Lapinha... aos pés da Prefeitura existe o Castelo... uma linda formação rochosa que ganha altura derrepente e lá em cima existe uma caverna que leva para as torres do castelo... tem como acampar la em cima ... deve ser incrível a vista do Castelo ...rodamos por mais dois dias sentido Andaraí e logo chegamos na magnífica Ladeira do Império, um lugar muito ingreme pois tem muitas pedras encaixadas como uma grande escadaria... hehehe isso me lembra alguma coisa einh...sempre pedregoso, seguimos sua subida sinuosa até o topo... vimos o cachoeirão e o vale do paty ficando para atras mas não em minhas lembranças da chapada..

logo mais estaremos em Andaraí e final de nossa trip... Andaraí é uma das muitas cidades hstõricas da região... no dia a dia muito barrulho , movimento e bastante colorida e alegre.. ponto final para muitos aventureiros ... parada livre para todos que descem a ladeira ou vão para Igatu... Conhecida como Machu Pichu brasileira Igatu era uma vila de garimpeiros com algumas mil pessoas e derrepente foi abandonada... tudo na vila é de pedra e lembra a cidade Inca de Machu Pichu.... hoje muito escaladores percorrem a região e muitos aventureiros também vem conhecer sua história de perto... mas infelismente não podemos visitar Igatu e seguimos viagem para voltar para o Capão.... mais uma vez de toyota foi uma bela curtida o final do dia pois o sentimento de conquista invade a alma enquanto vejo da janela um belo por do sol que a natureza deu de presente na volta pra casa...