sexta-feira, 16 de maio de 2008

Monte Crista_15,16,17/06/07

(sexta 15 de junho de 2007)
06:22 am - Acordamos atrasados e foi uma correria pois tinhamos que pegar mais uma pessoa no caminho. Tudo deu certo e algum tempo depois paramos no posto de gasolina para tomar um merecido café da manhã... uma hora depois já avistavamos a montanha estavamos em onze e a ansiedade era grande... chegando ao estacionamento do monte crista, montamos os equipamentos que viravam mais uma parte de nosso corpo, pesado mais fundamental para nossa sobrevivência. O dia estava perfeito como nunca se vê, cruzamos a ponte no estacionamento mas nosso batismo estava por vir... na confruência do rio atravessamos o rio crista e ali esta os primeiros indicios do caminho tão usado... a felicidade era geral e constante para todos, o lugar é mágico. Subimos de altitude em pouco tempo aos 380 mts um deslizamento gigante... quase comprometeu nosso progresso mas como eu ja conhecia o lugar pude voltar para trilha mais adiante. infelizmente o deslizamento fez sumir uma boa parte da escadaria, qualquer chuva forte é muito perigoso o trecho... Continuamos nossa trilha parando em muitos outros lugares.. chegamos aos 700 mts no mirante com um bom abrigo sobre rochas no qual
é a primeira vista geral da região. Tudo lindo e perfeito e chegamos aos 725 mts, existe uma bica que pode matar nossa sede e norteou mais uma vez nosso caminho, aos 820 mts, um platô que acho seria ate um lugar para resgate ou um bom camping , belo visual o caminho segue forte e contante a escadaria as vezes some e aparece mais adante, que loucura, faz um tempo que olhamos para o alto e avistamos uma formação chamada de homem sentado... esta é a parte mais puxada . aos 890 temos uma bifurcação que para a esquerda segue para nossa área de camping alguns minutos chegamos ao penhasco ou platô 900, depois vem a caverna e a inscrição rupestre que existe ali... um pouco mais chegamos ao nosso camping tão esperado...nunca vi tantas estrelas e o vento quase quebrando tudo
ficamos aos 836 mts...
(sábado 16 de junho de 2007)

08:05 am - O sol veio acordar o pessoal, mais em 20 minutos tudo mudou o tempo fechou e a visibilidade caiu para uns 8 ou 10 mts, muito ruim mesmo, tomamos café e iniciei uma pequena expedição até as partes mais altas da montanha. Fomos em busca de uma caverna adiante. Chegamos e uma parte linda a mais bonita das estradas, adiante chegamos aos 1200 mts e as cavernas estao ai junto com muitas fendas e buracos no chão fofo... Realmente a terra é oca por aqui, achamos em um acampamento que nada mais é doque um heliporto ... as os dizeres numa pedra "aqui jaz igor", foda lembrar pois ali a montanha cobra seu preço. Voltamos para o camping e segui sozinho desta vez. cheguei até o homem sentado subindo pelos flancos margindo sua crista era muito alto e muito vento...
descobri que dá para acampar na crista do monte, incrivel o paredão aqui é de tremer... acabei saindo da trilha e fiquei uns 20 minutos perdido , não conseguia ver nada muita neblinae uma leve chuva chata... tempo depois achei a trilha novamente e voltei para o camping já de noite.

Domingo 17 de junho 2007

(06:00) - começamos o dia com o alarme do celular do joaozelito quebrando nosso silêncio da montanha e lembrando que teriamos uma longa descida pela frante. quase sem chuva começamos a preparar nossa caminhada... voltar para a cidade é muito triste... so quem sobe o monte crista sabe ...