segunda-feira, 19 de maio de 2008

Naufragados 12/01/03 Fpolis



Forte Marechal Moura de Naufragados ou simplesmente Forte de Naufragados... no extremo sul da ilha de Santa Catarina e a fortificação mais recente e a única não contruída no século XVIII, sua função era apenas a de complementar a defesa junto da Fortaleza de Nossa Sra. da Conceição de Araçatuba, na ilha em frente . temos duas versões para a toponímia Naufragados:


> refere-se ao naufrágio de Juan Diaz de Solis no ano de 1516 ao buscar abrigo na baía sul Aleixo Garcia e cerca de dez homens sobreviveram ao naufrágio, tendo vivído por alguns anos entre os índios Carijós .


> outra versão seria que no mesmo local tambem naufragou um navio de imigrantes açorianos em 1753, tambem com sobrevivêntes.


Acima do farol construído em 1861, foi construído o Forte de Naufragados em 1909 até 1913, atualmente restam somente alguns trexos de suas muralhas e ainda o armamento original de três canhões Armstrong de 120mm , fabricados em 1893 e ainda estão em bom estado de conservação. Ainda hoje é área militar. em média
são 45 minutos de caminhada pela trilha histórica .

Nenhum comentário: