sexta-feira, 16 de maio de 2008

Peabiru

Pouco se explica sobre o peabiru, como uma arte sem ego o caminho serpenteia nos sonhos daqueles que por ali se aventuram, norteando as vida e crenças de muitos, seja em busca de tesouros ou em busca da "terra sem mal". O mais importante é que hoje esse caminho ainda seduz aventureiros que procuram em seu silêncio alguma resposta. Embora muito se discute sobre o caminho e sua localização, foi por este caminho que muitos exploradores iniciaram sua jornada ao interior do Brasil, dizem que levava até uma terra sem mal, mas para o índio trouxe um "grande mal". Muito antes do descobrimento tal caminho extendia numa rede articulando e unindo várias tribos, foram os primeiros sinais reais da interferência humana no Brasil, trilhas foram abertas pelos índios para várias direções e cada qual com sua finalidade e importância.


"O peabiru e seus diversos ramais, formam o esqueleto do Brasil, mais destruímos sonhos e vidas, o peabiru era um caminho para a liberdade, para o céu dos deuses. Mataram todos os índios e o que resta da verdadeira história. Temos que ver como
pintamos nossos quadros de história... o mais engraçado é que a história registra também seus agressores, registra todos aqueles que observam o falso ganhar da história."
Um possivel ramal catarinense pode ser percorrido sem muitas dificuldade... este é o conhecido Monte Crista, as margens da BR-101, proximidades de Garuva, a 32 km do centro de Joinville ponto de referência é a balança da polícia rodoviária a 12 km do distrito de Pirabeiraba. Entrada pela estrada monte crista de barro que margeia o rio Três barras - uma região com plantação de mandioca e banana.

Nenhum comentário: