segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Gruta Lapa Doce_BA - 06.08








A Chapada é mesmo um lugar completo, para todos os gostos, vamos conhecer um pouco o Brasil subterrâneo, vamos visitar e conhecer um lado pouco explorado do Brasil... estou em Lapa Doce na Bahia, e seguindo por uma trilha na lateral dos paredões, somos entregues as profundesas, a escuridão total... e ao silêncio... chegamos na entrada de Lapa Doce III, gigante pela própria natureza, considero que estou na entrada de um museu de arte da mãe natureza, muitas formações geológicas maravilhosamente decorando salões nas entranhas da terra a cada passo a escuridão te abraça e seguindo uma trilha elaborada para causar o minimo de impacto. Pisamos em um solo muito antigo , em um total de 850 mts de extenção que são visitados por grupos de até 12 pessoas por vez e por guia, aqui na região tem uma grande concentração de grutas e cavernas importantes no Brasil subterrâneo... estou perto da localidade de Iraquara apenas mais um roteiro aqui na Chapada Diamantina essa região você encontra cavernas e dinossauros.... Lapa doce é um complexo de três cavernas mais apenas a ultima está aberta a visitação p~ublica .



Também perto daqui existe outra gruta conhecida chamada Torrinha, é a nôna maior do Brasil e a mais ornamentada da região das cavernas em Iraquara, Torrinha apresenta também inscrições rupestres e muitos motivos geológicos, abriga também a segunda maior flor de Aragonita do mundo e raros espeleotemas, como helictites, que são canudos de cristal e de gipsita de até 60 cm, realmente um show da natureza...


- Espeleotemas são depósitos formados a partir de uma solução química ou por solidificação de fluídos após a formação da gruta.


- Estalactites e estalagmites são dois tipos de espeleotemas. O principal mineral formardor é a calcita. As estalactites e estalagmites forman-se pelo gotejamento de água saturada em calcita ao longo de sua infiltração em rochas calcárias. A estalactite forma-se do teto para baixo, já a estalagmite cresce do chão da caverna para cima, bem embaixo de uma estalactite, Quando ocorre de juntar as duas partes forma-se outro espeloetema chamado coluna. a velocidade de crescimento dos espeleotemas pode variar entre 0,01 mm a 3 mm por ano.


- Cascatas, forman-se ao escorrer pela parede rochosa da gruta, vai depositando calcita durante seu percuso decendente. constituem em um depósito uniforme da parede at~e o chão da gruta, por~em em alguns casos, pode terminar por estalactites formados a partir das bordas, dando um aspecto semelhante a um órgão.




Nenhum comentário: