segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Serra das Paridas BA - sítio arqueológico 06.08






Distante 36 Km de lençóis na Chapada Diamantina, encontramos um santo graal arqueológico, um tesouro para os amantes de história... estar pisando no mesmo solo antigo em que a arqueológia ainda caminha nas frentes de pesquisas... tenho uma imensa felicidade de poder fazer parte tambem dessa história... o lugar é Serra das Paridas e foi informado em lençóis pela agência local, Volta ao Parque situada no centro histórico da cidade, com existência de novos sítios arqueológicos que só agora estão sendo revelados e devidamente catalogados, o reconhecimento e a dedicação aos sítios da região com suas fabulosas pinturas que retratam a vida na chapada há 12 mil anos atrás... é posso afirmar que não muito longe acho que a cidade e Iraquara tem até osso de dinossauro decorando sua praça... realmente entramos no livro de história... realmente muitos lugares extremamente antigo, suas formações rochosas a muito decoram o horizonte destacando essa região favorecida por sua beleza singular, viva a Chapada!!!














Bom , o sítio foi descoberto quando um incêndio destruiu a vegetação perto das rochas, na verdade enquanto eu escrevo faz uns dias atrás que vi na tv que um incêndio enorme estava consumindo a região da chapada, é muito perigoso... todo ano tem icêndio e neste momento muitos voluntãrios ajudam no combate ao fogo... não é brincadeira não... a chapada muitas vezes ferve... mas voltando ao assunto, depois que a vegetação foi queimada e as rochas ficaram a amostra, descampando as pinturas de vários tamanhos e motivos, sua grande maioria foram datadas aproximadamente de 12.000 anos, o homem antigo vivia na região e desenhava pelos contornos da mesma serra onde nascia seus filhos, temos um contato direto com o passado, é incrível, podemos até vislumbrar o mesmo horizonte bucólico de encantava seus antigos ocupantes, hoje apenas imaginamos... não existe sepultamentos, nunhum indício , nada, faz 4 anos que arqueólogos trabalham na região... e sem querer querendo acabei por achar um osso perdido no tempo, e o pessoal ficou louco... um osso !!! informei o responsável , conversei com o pessoal, no fim aquele osso foi para Salvador com uma equipe de arqueólogos para ser pesquisado e datado corretamente e claro para podermos ter alguma resposta sobre o fato.







aqui podemos ver o " ET " e o "disco voador"...


Me chamou a atenção foi uma pintura rupestre conhecida como ET, assim carinhosamente chamada, muito interessante... na verdade essa pintura representa e revela uma preguiça gigante aqui da região, um animal que também vivia por essa região há 12 mil anos passados...



e aqui podemos ver o osso... 06.2008


Um abraço aos amigos, Ideonor, Railton e ao pessoal do Volta ao Parque, valeu Renato...





Nenhum comentário: